quarta-feira, 5 de março de 2014

Decais

De fato, conforme colocado no último post, o uso da cera líquida tem um efeito muito interessante na hora de colocar os decais.
Este tipo de decal usado em modelismo é o chamado water slide. Ele não é um adesivo com uma folha que protege a parte adesiva. Ele é formado por um filme plástico com uma folha fina de papel plastificado por trás. Entre as duas, uma camada de cola. Ao molhar os decais, a cola amolece e pode-se deslizá-los para fora do papel plastificado, com muito cuidado, para a superfície do modelo.
O processo básico se inicia cortando a folha de decais, cada decal de uma vez. Deixa-se o decal mergulhado em água por cerca de 20 segundos. Em seguida, posiciona-se o decal sobre o modelo, deslizando-o de sua folha plastificada sobre o modelo. Ao meu ver, esta é a parte mais crítica da montagem. Os decais são muito frágeis. Se for cometido algum erro aqui, é difícil de corrigir. A não ser com outra folha de decais (tem muita gente que consegue reproduzir os decais, com um procedimento e material específicos. Espero que, no futuro, eu também consiga fazer isso, para tornar menos arriscada esta fase).
Uma das boas notícias com o uso da cera líquida incolor: acontece que se, antes de aplicar o decal, você molha a superfície com cera, você pode deslocar o decal sobre a mesma, para colocá-lo na posição exata.
Este aspecto se mostrou importantíssimo para colocar os decais em sua posição correta. Em especial, os decais longos das laterais do avião. Ainda assim, deve-se agir rápido, para que a cera não seque antes que eles estejam na posição desejada. Não ficou perfeito, mas eu fiz o possível para eles ficarem na posição, de acordo com os manuais.
Os grandes decais azuis da lateral do avião foram cortados em três partes aproximadamente iguais e colocados um por um.
Deixei para fazer tudo no final, após a montagem. Com isso, não se corre o risco de danificá-los durante a manipulação para a colagem. Em retrospecto, entretanto, acredito que poderia ter sido melhor colocar estes das laterais antes de colar as duas metades da fuselagem. Fica para a próxima.
A figura a seguir mostra um detalhe dos decais na lateral do ônibus espacial. É possível notar a qualidade dos mesmos, que é muito boa. O tamanho do nome Columbia tem aproximadamente cinco milímetros de comprimento. A figura que vem depois mostra os decais do corpo do avião. Clique nelas para ampliar.




Agora, só falta a última camada de cera para finalizar. As fotos finais da montagem ficam para outro post.

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